A bom pedidor, bom tenedor.
Quem pede com cortesia ou habilidade tem mais hipóteses de obter o que deseja.
Versão neutra
Quem pede com cortesia tem mais probabilidade de conseguir.
Faqs
- Significa que basta ser simpático para sempre conseguir o que queremos?
Não necessariamente. O provérbio destaca a vantagem da cortesia e da habilidade ao pedir, mas o resultado depende também da razão do pedido, recursos disponíveis e relação entre as pessoas. - É apropriado usar este provérbio num contexto profissional?
Pode ilustrar a ideia, mas em contextos formais é preferível explicar de forma direta e profissional por que se faz o pedido e quais os benefícios para ambas as partes. - O provérbio incentiva a manipulação?
Não dever ser usado como incentivo à manipulação; promove pedido com educação e tato, não a exploração da boa vontade alheia.
Notas de uso
- Usa‑se para justificar ou encorajar pedidos feitos com educação, tato ou diplomacia.
- Aplica‑se em contextos sociais e profissionais (pedidos de favores, negociações, solicitações de promoções).
- Não é um aval para manipulação: a eficácia de um pedido depende também do contexto e da relação entre as partes.
- Em registos formais é preferível optar por formas mais neutras e explicativas.
Exemplos
- Quando precisou de mais tempo para o projecto, pediu com calma ao chefe e conseguiu uma extensão — a bom pedidor, bom tenedor.
- Num jantar entre vizinhos, explicou a situação e pediu ajuda de forma educada; acabaram por emprestar‑lhe as ferramentas de que precisava.
Variações Sinónimos
- Quem pede bem recebe bem.
- Quem não pede, não tem.
- Peça com jeitinho e obterás melhor resposta.
Relacionados
- Quem não pede não tem.
- Mais vale pedir do que supor.
- A boa educação abre portas.
Contrapontos
- Quem tudo quer, tudo perde — pedir excessivamente pode ser contraproducente.
- Nem sempre a cortesia basta: às vezes é preciso mérito ou reciprocidade para obter aquilo que se pede.
- Pedir demais pode criar dependência ou expectativas injustificadas.
Equivalentes
- Inglês
You catch more flies with honey than with vinegar. - Inglês (alternativa)
If you don't ask, you don't get. - Espanhol
A buen pedidor, buen tenedor. - Francês
Qui ne demande rien n'a rien.