Azar é palavra que não existe no meu dicionário.

Azar é palavra que não existe no meu dicionário ... Azar é palavra que não existe no meu dicionário.

Recusa atribuir insucessos ao acaso, enfatizando responsabilidade, atitude positiva e ação deliberada.

Versão neutra

Não reconheço 'azar' como explicação para os meus insucessos.

Faqs

  • Quando é apropriado usar este provérbio?
    É apropriado em contextos informais para expressar determinação ou recusa de vitimização, por exemplo após um revés quando se pretende enfatizar aprendizagem e ação.
  • O provérbio implica que o azar não existe de todo?
    Não literalmente: é uma figura que sublinha preferência por explicações baseadas em decisão, preparação e causa-efeito, mas deve ser usada com sensibilidade perante eventos incontroláveis.
  • Pode ser considerado arrogante dizer isto?
    Pode ser percebido como insensível ou arrogante se for usado para invalidar as dificuldades alheias; melhor contextualizar a frase para evitar menosprezar situações reais de sofrimento.

Notas de uso

  • Registo: informal a coloquial; comum em conversas motivacionais e em linguagem popular.
  • Função: afirmação identitária — comunica determinação e recusa de vitimização.
  • Cuidado: pode soar insensível se usado para minimizar acontecimentos fora do controlo de alguém (doenças, desastres).
  • Uso prático: funciona bem como lema pessoal, resposta breve a um revés ou em discursos que incentivem proatividade.

Exemplos

  • Depois do projeto falhar, ela disse: «Azar é palavra que não existe no meu dicionário» e começou a planear alternativas.
  • Quando o carro avariou, ele suspirou e comentou: «No meu dicionário não há azar; vou aprender com isto e prevenir no futuro».
  • Numa reunião de equipa, o líder usou a frase para reforçar que preferia analisar causas e soluções em vez de culpar a sorte.

Variações Sinónimos

  • Azar não faz parte do meu vocabulário.
  • No meu dicionário não existe azar.
  • Não atribuo nada ao azar.
  • Para mim, 'azar' não é uma explicação válida.

Relacionados

  • Quem não arrisca não petisca
  • A sorte favorece os audazes
  • Trabalhar é a melhor sorte

Contrapontos

  • Existem eventos fortuitos e fatores externos (acidentes, desastres naturais, problemas de saúde) que não dependem da atitude individual.
  • Negar a existência do azar pode levar a culpar exclusivamente a pessoa por circunstâncias fora do seu controlo.
  • Uma atitude que recusa o azar deve ser equilibrada com realismo e reconhecimento de riscos e incertezas.

Equivalentes

  • Inglês
    The word 'bad luck' doesn't exist in my dictionary.
  • Espanhol
    La palabra 'mala suerte' no existe en mi diccionario.
  • Francês
    Le mot « malchance » n'existe pas dans mon dictionnaire.
  • Alemão
    Das Wort ‚Pech‘ existiert nicht in meinem Wörterbuch.
  • Italiano
    La parola 'sfortuna' non esiste nel mio dizionario.