Há limites para tudo

Há limites para tudo ... Há limites para tudo

Expressa a ideia de que nada é ilimitado; existe sempre um ponto em que algo deve parar ou ser moderado.

Versão neutra

Tudo tem limites

Faqs

  • Quando devo usar este provérbio?
    Use-o para salientar a necessidade de moderação, estabelecer fronteiras racionais ou argumentar contra excessos, seja em trabalho, finanças ou comportamento.
  • É um provérbio formal ou informal?
    É neutro: adequado a contextos informais e formais. Em textos escritos formais pode preferir-se 'tudo tem limites' ou construção equivalente.
  • Tem origem conhecida?
    Não há uma origem histórica específica documentada; trata-se de uma máxima de uso comum, presente em muitas línguas com sentido semelhante.

Notas de uso

  • Usa-se para advertir contra excessos (de trabalho, consumo, comportamentos) e defender moderação.
  • Aparece tanto em registos formais como informais; é neutro e amplamente compreendido em português de Portugal.
  • Pode ser usado para justificar regras, limites financeiros ou éticos, e para moderar expectativas.
  • Não indica um valor absoluto — o 'limite' pode variar conforme contexto, cultura ou situação.

Exemplos

  • Podemos trabalhar muito para cumprir o prazo, mas há limites para a nossa saúde e resistência.
  • Na discussão ficou claro que há limites para o que a associação pode financiar este ano.
  • Depois de várias provocações, o treinador lembrou aos jogadores que há limites para o que é aceitável em campo.

Variações Sinónimos

  • Tudo tem limites
  • Nada é ilimitado
  • Há um limite para tudo
  • Nem tudo pode ser sem limites
  • O excesso de qualquer coisa é prejudicial

Relacionados

  • O excesso de tudo é mau
  • Mais vale o pouco com ordem do que muito com confusão
  • Quem tudo quer, tudo perde (relacionado à ambição sem limites)

Contrapontos

  • Em contextos criativos ou científicos, ultrapassar limites pode ser necessário para inovar; o provérbio não invalida essa perspetiva.
  • O que constitui um 'limite' pode ser subjetivo: normas sociais, valores pessoais e objetivos variam de pessoa para pessoa.
  • Usado de forma rígida, pode justificar conservadorismo excessivo ou impedir mudanças necessárias.

Equivalentes

  • inglês
    There are limits to everything
  • espanhol
    Todo tiene un límite
  • francês
    Il y a des limites à tout
  • alemão
    Alles hat seine Grenzen
  • italiano
    Tutto ha un limite