À mulher louca mais agrada o pandeiro que a touca.

À mulher louca mais agrada o pandeiro que a touca ... À mulher louca mais agrada o pandeiro que a touca.

Diz que quem é de natureza leviana ou frívola prefere divertimento e ostentação em vez de modéstia, prudência ou responsabilidade.

Versão neutra

A pessoa frívola prefere o divertimento à prudência.

Faqs

  • Qual é o sentido deste provérbio?
    Significa que quem tem uma natureza leviana prefere divertimento, ostentação ou distração em vez de modéstia, prudência ou deveres práticos.
  • Qual é a origem do ditado?
    A origem exacta não é conhecida; trata‑se de um provérbio popular e antigo, transmitido oralmente em contexto rural/doméstico.
  • Posso usar o provérbio hoje em dia?
    Deve‑se ter cautela. O provérbio é de tom pejorativo e dirige‑se originalmente a mulheres; hoje é preferível usar uma versão neutra ou evitar aplicá‑lo de forma generalizadora.
  • Existe uma versão moderna ou neutra?
    Sim. Uma versão neutra e prática é: «A pessoa frívola prefere divertimento à prudência.»

Notas de uso

  • Provérbio de registo popular, possivelmente regional e antigo.
  • Usa-se para criticar pessoas que valorizam mais a diversão, o barulho ou a aparência do que o recato ou o dever.
  • Tom frequentemente pejorativo; aplica um julgamento de valor sobre comportamento (originalmente dirigido a mulheres).
  • Hoje convém evitar o uso literal dirigido a mulheres por ser sexista; pode ser neutralizado para referir qualquer pessoa.

Exemplos

  • Quando a vila se queixava que ela só ia às festas e nunca tratava das contas de casa, alguém murmurou o provérbio: «À mulher louca mais agrada o pandeiro que a touca.»
  • Não convém generalizar: em vez de dizerem o provérbio sobre todas as mulheres, os mais velhos passaram a usar a versão neutra — «A pessoa frívola prefere o divertimento à prudência.»
  • Ele gastou todo o salário em roupas e convívios; os colegas comentaram, num tom crítico, que parece preferir o pandeiro à touca.
  • Ao aconselhar um filho que se distraía com festas, a avó citou o provérbio para sublinhar a importância da responsabilidade.

Variações Sinónimos

  • À mulher louca agrada mais o pandeiro que a touca.
  • À mulher louca mais lhe agrada o pandeiro do que a touca.
  • A pessoa frívola prefere o pandeiro à touca.

Relacionados

  • Frivolidade versus responsabilidade (tema, não provérbio)
  • Provérbios que criticam excesso ou negligência (uso comparativo em discurso popular)

Contrapontos

  • Melhor a touca que o pandeiro — (versão contrária que valoriza a prudência e o dever).
  • Quem tem juízo prioriza obrigações sobre diversão.

Equivalentes

  • pt-PT
    A pessoa frívola prefere divertimento à prudência.
  • en
    A frivolous person prefers showy pleasures to sober sense (literal/explicativo).
  • es
    A la mujer loca le agrada más el pandero que la cofia (tradução literal, usada para explicar el sentido).
  • fr
    À la femme folle, le tambourin plaît plus que le bonnet (tradução literal explicativa).