Da vontade têm preço as obras
O valor ou custo de um trabalho depende da vontade, do esforço e da intenção com que é realizado.
Versão neutra
O valor de uma obra mede-se pela vontade e esforço que lhe foram dedicados.
Faqs
- O provérbio refere-se ao preço monetário ou ao valor moral?
Pode referir-se a ambos: ao custo económico exigido por um trabalho e ao valor simbólico que resulta da vontade e do empenho de quem o realiza. - Quando é apropriado usar este provérbio?
Quando se quer sublinhar que um resultado exigiu empenho, sacrifício ou intenção — por exemplo, na avaliação de trabalhos, reformas, serviços ou iniciativas pessoais. - É um provérbio de uso corrente?
A forma original tem um tom arcaico; usa-se melhor em versões modernizadas como 'O valor de uma obra mede-se pela vontade que lhe puseram'.
Notas de uso
- Usa-se para enfatizar que a qualidade, o resultado ou o sacrifício de uma obra refletem a vontade ou empenho de quem a fez.
- Serve tanto para falar do preço real (custo) como do valor simbólico (mérito) de uma ação.
- A frase tem um registo algo arcaico; em contexto moderno adapta-se para formas mais claras.
Exemplos
- Se quiseres um relatório detalhado, pensa no tempo que custa — da vontade têm preço as obras; vai exigir esforço extra.
- Na restauração da casa, percebemos que os acabamentos de qualidade não surgem por acaso: da vontade têm preço as obras, alguém teve de trabalhar mais e gastar mais.
Variações Sinónimos
- O valor das obras vem da vontade com que são feitas.
- Da vontade vem o preço das obras.
- A vontade dá valor às obras.
Relacionados
- Onde há vontade há caminho (variante de 'Where there's a will, there's a way').
- A vontade move montanhas.
- Não há almoço grátis.
Contrapontos
- Nem sempre o esforço ou a boa intenção garantem qualidade ou reconhecimento da obra.
- Algumas obras têm valor independentemente da vontade que lhes foi dedicada (por exemplo, descobertas fortuitas).
- O preço financeiro nem sempre reflecte a verdadeira contribuição ou mérito de um trabalho.
Equivalentes
- inglês
The value of a work depends on the will and effort put into it (approximation). - espanhol
El valor de una obra se mide por la voluntad y el esfuerzo que se le dedican. - francês
La valeur d'une œuvre se mesure à la volonté et à l'effort investis.