Duas mudanças equivalem a um incêndio

Duas mudanças equivalem a um incêndio.
 ... Duas mudanças equivalem a um incêndio.

Expressão hiperbólica que compara o transtorno causado por duas mudanças (de casa, de planos ou de procedimentos) com os danos e a desordem de um incêndio: alerta para os riscos de alterar muita coisa em pouco tempo.

Versão neutra

Duas mudanças provocam tanto transtorno quanto um incêndio.

Faqs

  • O provérbio é literal?
    Não. Trata‑se de uma hipérbole: compara o transtorno e as perdas provocadas por mudanças sucessivas com os efeitos dramáticos de um incêndio.
  • Quando é apropriado usar este provérbio?
    Quando se quer avisar contra alterações frequentes e mal planeadas — por exemplo, mudanças de casa sucessivas, trocas frequentes de processos numa organização ou alterações repetidas num projeto.
  • Significa que nunca se devem fazer duas mudanças?
    Não. O provérbio enfatiza o risco de desorganização e perda quando as mudanças são feitas sem planeamento. Mudanças necessárias e bem coordenadas continuam a ser aconselháveis.
  • Qual é a origem deste provérbio?
    A origem específica não é conhecida; aparenta ser um provérbio popular ou expressão coloquial usada para ilustrar os custos das mudanças sucessivas.

Notas de uso

  • Registo geralmente informal; usada como advertência ou comentário crítico.
  • A palavra 'mudança' pode referir-se a mudança de casa, alteração de planos, reformas, ou alterações organizacionais/procedimentais.
  • Implica caos, perdas ou esforço extra resultante de mudanças sucessivas ou mal planeadas.
  • Usa-se em contextos domésticos (mudança de residência), empresariais, de gestão de projetos ou em TI.
  • É frequentemente hiperbólica — não significa literalmente que haverá fogo, mas que o impacto será grande.

Exemplos

  • Depois de duas mudanças de casa em oito meses, perdemos móveis e documentos; parecia mesmo que duas mudanças equivaleram a um incêndio.
  • No departamento, trocar duas vezes o sistema de gestão causou atrasos e confusões: aplicámos o ditado 'duas mudanças equivalem a um incêndio' e interrompemos novas alterações até estabilizar.
  • O gestor advertiu a equipa: 'não façam alterações sucessivas às especificações — duas mudanças equivalem a um incêndio.'
  • Após duas remodelações seguidas do escritório, houve perdas de material e frustração entre a equipa; concluiu-se que demasiadas mudanças podem ser tão prejudiciais quanto um incêndio.

Variações Sinónimos

  • Duas mudanças são quase um incêndio.
  • Duas reformas e já é um desastre.
  • Uma mudança complica; duas, destroem.
  • Mudar demais é causar um incêndio (figurado).

Relacionados

  • Em time que está a ganhar não se mexe.
  • Se não está estragado, não conserte.
  • Quem muito quer, pouco acerta.

Contrapontos

  • Mudança pode ser necessária e benéfica quando planeada e faseada; duas mudanças bem preparadas podem melhorar muito uma situação.
  • A iteração e a adaptação são práticas comuns em desenvolvimento (p.ex. metodologias ágeis) — pequenas mudanças controladas reduzem risco.
  • O provérbio exagera para efeito retórico; nem todas as mudanças acumuladas têm consequências tão graves.

Equivalentes

  • Português (variante neutra)
    Duas mudanças causam tanto transtorno quanto um incêndio.
  • Inglês (equivalente funcional)
    If it ain't broke, don't fix it. / Too many changes spoil the work.
  • Espanhol (equivalente funcional)
    Si no está roto, no lo arregles.
  • Francês (equivalente funcional)
    Si ce n'est pas cassé, ne réparez pas.
  • Inglês (tradução literal)
    Two moves are equivalent to a fire.