Ninguém se levanta sem primeiro cair

Ninguém se levanta sem primeiro cair 
 ... Ninguém se levanta sem primeiro cair

As quedas e os erros são parte do processo de aprendizagem e recuperação; frequentemente é preciso falhar antes de conseguir erguer‑se ou progredir.

Versão neutra

Muitas vezes só nos reerguemos depois de termos caído.

Faqs

  • Quando é apropriado usar este provérbio?
    É apropriado para encorajar alguém depois de um fracasso, sublinhar que a experiência faz parte do crescimento ou ao reflectir sobre o percurso de aprendizagem.
  • Pode este provérbio ser mal interpretado?
    Sim. Se usado sem nuance, pode parecer que legitima repetir erros ou negligenciar medidas de prevenção. Deve acompanhar‑se de conselho prático para evitar novas quedas.
  • Tem origem conhecida?
    Não há origem claramente documentada para esta formulação; trata‑se de um aforismo de uso corrente que expressa uma ideia antiga e universal.

Notas de uso

  • Usa‑se para consolar ou encorajar alguém após um revés, enfatizando a normalidade das falhas.
  • A frase pode servir como justificação para erros quando usada sem reflexão — convém não a usar para desculpar negligência repetida.
  • Registo: proverbial, adequado em linguagem informal e semi‑formal; evita‑se em contextos técnicos sem exemplificação.
  • Aplica‑se em educação, desporto, reabilitação, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

Exemplos

  • Depois do falhanço do primeiro projecto, o mentor lembrou‑lhe: «Ninguém se levanta sem primeiro cair» e ajudou‑o a corrigir a estratégia.
  • Ao aprender a andar de bicicleta, as crianças e os pais percebem que ninguém se levanta sem primeiro cair; cada queda ensina‑as a equilibrar‑se melhor.
  • Na recuperação depois de uma lesão, o fisioterapeuta explicou que era normal retroceder antes de ganhar força: ninguém se levanta sem primeiro cair.

Variações Sinónimos

  • Quem nunca caiu, nunca se levantou
  • É nas quedas que se aprende a levantar
  • Cair faz parte de aprender
  • Depois da queda vem a recuperação

Relacionados

  • Resiliência
  • Aprender com os erros
  • Persistência
  • Progresso através da prática

Contrapontos

  • Nem todas as quedas levam a um levantar; algumas têm consequências permanentes que exigem apoio ou mudança de rumo.
  • Não deve ser usado para justificar repetidas faltas de preparação ou negligência deliberada.
  • Em situações de risco elevado, enfatizar apenas a normalidade da queda pode minimizar a necessidade de prevenção.

Equivalentes

  • Inglês
    No one gets up without first falling. / Fall down seven times, get up eight.
  • Espanhol
    Nadie se levanta sin antes caer.
  • Francês
    On ne se relève pas sans être tombé.
  • Latim (sentido relacionado)
    Errare humanum est (errar é humano); aprender com os erros.

Provérbios