O dia em que bem farão é o da véspera da ingratidão.

O dia em que bem farão é o da véspera da ingrat ... O dia em que bem farão é o da véspera da ingratidão.

Avisa que actos de bondade ou favores muitas vezes são seguidos de ingratidão; diz-se com um tom de desconfiança em relação ao reconhecimento pelos beneficiados.

Versão neutra

Muitas vezes, o favor é feito pouco antes de surgir a ingratidão.

Faqs

  • O provérbio significa que nunca se deve ajudar?
    Não. Expressa uma experiência de ingratidão frequente e aconselha prudência, mas não é uma regra que desvalorize totalmente a ajuda. Pode servir para temperar expectativas.
  • Em que ocasiões é apropriado usar este provérbio?
    Quando se descreve uma situação em que um favor foi seguido de falta de reconhecimento, ou ao advertir alguém sobre esperar gratidão automática.
  • É um provérbio antigo ou de autor conhecido?
    A origem específica não é conhecida; trata‑se de uma formulação proverbial de tom popular e algo arcaico.

Notas de uso

  • Tom: geralmente cínico ou cauteloso; pode servir de advertência antes de prestar um favor.
  • Registo: arcaico/popular; a construção sintáctica é mais habitual em linguagem proverbial do que no discurso corrente.
  • Contextos: usado quando alguém recebeu pouca ou nenhuma gratidão após ajudar, ou ao aconselhar prudência na generosidade.
  • Não implica que toda a ajuda será ingrata, mas expressa experiência ou receio de que assim aconteça.

Exemplos

  • Depois de ter pagado as dívidas do irmão e visto-o esquecer-se de agradecer, ela murmurou: «O dia em que bem farão é o da véspera da ingratidão.»
  • Ao aconselhar um colega a não esperar reconhecimento, o patrão comentou: «Por vezes é mesmo assim: o dia em que bem farão é o da véspera da ingratidão.»
  • Quando percebeu que os vizinhos já não retribuíam, pensou com amargura que muitas ajudas acabam sem gratidão.

Variações Sinónimos

  • Depois do favor vem a ingratidão.
  • O bem feito é a véspera do esquecimento.
  • Quem dá, muitas vezes vê ingratidão.

Relacionados

  • A gratidão é a memória do coração (contraponto que valoriza a gratidão).
  • Faz o bem sem olhar a quem (incentiva a ajudar independentemente da resposta).
  • Depois de dar, esquece-se (observação sobre a falta de reconhecimento).

Contrapontos

  • A gratidão é a memória do coração — lembra que a gratidão existe e é valiosa.
  • Faz o bem sem olhar a quem — defende a prática do bem mesmo sem esperar retribuição.
  • Quem planta bons actos colhe boas graças — visão optimista sobre reciprocidade.

Equivalentes

  • inglês
    The day they do you a favour is often the day before their ingratitude.
  • espanhol
    El día en que te hacen un bien suele ser la víspera de la ingratitud.