O diabo ajuda os seus

O diabo ajuda os seus.
 ... O diabo ajuda os seus.

Expressa a ideia de que pessoas com os mesmos interesses, inclinações ou práticas (mesmo imorais) tendem a proteger‑se e a ajudar‑se mutuamente.

Versão neutra

Membros de um mesmo grupo tendem a apoiar‑se, mesmo que isso favoreça atos reprováveis.

Faqs

  • O que significa exactamente este provérbio?
    Significa que pessoas com os mesmos interesses, valores ou práticas tendem a apoiar‑se mutuamente; muitas vezes é usado para criticar protecções indevidas ou conivência.
  • Posso usar este provérbio numa situação formal?
    É mais adequado a contextos informais ou jornalísticos críticos. Em ambientes formais, é preferível linguagem neutra que explique a situação sem recorrer a imagens religiosas.
  • Tem origem religiosa?
    Alude ao imaginário cristão do diabo, mas é uma expressão de tradição popular; a origem concreta é incerta e provavelmente oral.
  • É ofensivo dizer isto sobre alguém?
    Pode ser, porque implica conivência ou culpa moral. Deve ser usado com cuidado para não difamar nem ofender crenças religiosas.

Notas de uso

  • Usa‑se figurativamente para comentar conivência, nepotismo ou solidariedade entre pares.
  • Registo: informal; pode ter tom crítico ou irónico.
  • Pode ser considerado ofensivo em contextos religiosos ou quando aplicado a pessoas concretas como acusação.
  • Não deve ser usado como prova; serve para interpretar atitudes sociais, não substituir factos.

Exemplos

  • Quando o caso de corrupção foi investigado, todos os envolvidos fecharam fileiras — o diabo ajuda os seus, pensou o juiz.
  • Na pequena comunidade, as favores entre familiares eram óbvios; alguns comentavam: 'o diabo ajuda os seus', referindo‑se à proteção mútua.

Variações Sinónimos

  • O diabo protege os seus
  • O mal protege os seus
  • Os pares juntam‑se
  • Cada um puxa a brasa à sua sardinha (sentido relacionado de autoproteção)

Relacionados

  • Quem tem padrinho não morre pagão (sobre favorecimentos e proteções)
  • Cada um puxa a brasa à sua sardinha (interesse próprio)
  • A cavalo dado não se olha o dente (sobre aceitação de vantagens, por vezes conivente)

Contrapontos

  • Nem todos se protegem: há casos em que a ética e a lei rompem solidariedades clientelares.
  • A justiça e instituições imparciais existem precisamente para contrariar que 'os seus' saiam impunes.
  • Cooperação também pode ser positiva — ajuda mútua não implica necessariamente conivência moral.

Equivalentes

  • inglês
    The devil looks after his own / The devil favors his own
  • espanhol
    El diablo ayuda a los suyos
  • francês
    Le diable aide les siens