Quem de novo é bonitinho, de velho tem um jeitinho.

Quem de novo é bonitinho, de velho tem um jeitinh ... Quem de novo é bonitinho, de velho tem um jeitinho.

Avisa que as primeiras aparências ou atenções nem sempre se mantêm; algo ou alguém agradável no início pode revelar defeitos, hábitos ou comportamentos menos desejáveis com o tempo.

Versão neutra

O que parece agradável ou amável no início pode, com o tempo, revelar hábitos ou defeitos.

Faqs

  • Quando devo usar este provérbio?
    Quando quiser expressar cautela diante de boas primeiras impressões ou comentar que algo agradável no início pode revelar-se diferente com o tempo.
  • É ofensivo dizer isto sobre alguém?
    Dependendo do tom, pode ser crítico. Em contexto amigável ou irónico é aceitável; em contexto acusatório pode magoar. É melhor contextualizar para não parecer um ataque ao carácter.
  • Aplica-se apenas a pessoas?
    Não — pode aplicar-se a bens, projetos, empregos, serviços ou qualquer situação em que uma fase inicial prometedora esconda problemas posteriores.
  • Há regiões onde é mais usado?
    É uma expressão coloquial do português europeu; pode ser compreendida noutras variantes, embora a formulação exacta varie regionalmente.

Notas de uso

  • Uso informal e coloquial, comum em contextos familiares e conversas do quotidiano.
  • Aplica-se tanto a pessoas (relacionamentos, colegas) como a coisas (objetos, projetos) que mostram bom aspecto inicial.
  • Geralmente tem tom cauteloso ou irónico; pode ser usado para justificar desconfiança ou para relativizar expectativas.
  • Não é um julgamento definitivo sobre o carácter: comunica prudência em avaliar com mais tempo.

Exemplos

  • Antes de o contratar, lembrei-me: quem de novo é bonitinho, de velho tem um jeitinho — convém observar o desempenho a longo prazo.
  • Quando comprámos a casa parecia perfeita, mas com o tempo surgiram problemas: quem de novo é bonitinho, de velho tem um jeitinho.
  • Ela era tão doce no começo do relacionamento; hoje digo-lhe com humor que quem de novo é bonitinho, de velho tem um jeitinho — e aprendi a não idealizar.

Variações Sinónimos

  • O que é bonito no início pode mostrar defeitos depois.
  • Não te deixes levar só pelo começo amável.
  • As primeiras impressões enganam (variação de uso).

Relacionados

  • Nem tudo o que reluz é ouro.
  • A primeira impressão pode enganar.
  • Com o tempo se conhece o homem.

Contrapontos

  • Quem bem começa bem acaba (sugere que um bom início leva a um bom final).
  • A primeira impressão é a que fica (argumento oposto que valoriza o início).

Equivalentes

  • inglês
    Don't judge a book by its cover.
  • espanhol
    No es oro todo lo que reluce.
  • francês
    L’habit ne fait pas le moine.
  • alemão
    Der Schein trügt.