Com papas e bolos se enganam os tolos

Com papas e bolos se enganam os tolos.
 ... Com papas e bolos se enganam os tolos.

Promessas fáceis, presentes ou elogios servem para iludir os ingénuos e levá‑los a aceitar o que lhes é pedido.

Versão neutra

Com promessas e presentes enganam‑se os ingénuos.

Faqs

  • Quando é apropriado usar este provérbio?
    É apropriado quando se quer criticar uma situação em que vantagens superficiais ou elogios foram usados para manipular opiniões ou comportamentos. Evita‑lo como ataque pessoal direto.
  • O provérbio ofende quem é chamado de 'tolo'?
    Sim: o termo 'tolo' tem carga pejorativa. Se a intenção for menos ofensiva, use a versão neutra ('ingénuos') ou explique o comportamento em vez de rotular.
  • Este provérbio aplica‑se à política?
    Frequentemente. Serve para descrever tácticas que procuram ganhar apoio oferecendo benefícios imediatos ou distrações, em vez de propostas substanciais.

Notas de uso

  • Usa‑se para criticar quem é facilmente influenciado por vantagens superficiais.
  • Pode ser empregue em contextos políticos, comerciais ou pessoais para alertar contra manipulação.
  • Evita‑se o uso em situações sensíveis se se quiser não ofender alguém — chama a atenção para a condição do enganado.
  • Actua frequentemente como observação cínica: descreve uma situação mais do que aconselha uma solução.

Exemplos

  • Quando a campanha ofereceu descontos e festas, muitos votantes acreditaram nas promessas — com papas e bolos se enganam os tolos.
  • Na reunião de trabalho distribuíram brindes e cumprimentos exagerados; não te iludas: com papas e bolos se enganam os tolos, pede garantias por escrito.

Variações Sinónimos

  • Com papas e bolos engana‑se o tolo
  • Com promessas e presentes enganam‑se os ingénuos
  • Lisonjas e favores iludem os ingênuos

Relacionados

  • Panem et circenses (distração do público com pão e espetáculos)
  • A lisonja abre muitas portas

Contrapontos

  • Nem toda oferta ou elogio é manipulação; pode haver genuína generosidade ou reconhecimento.
  • Em vez de julgar quem foi enganado, a abordagem construtiva é educar e criar mecanismos que evitem abusos.
  • O provérbio responsabiliza o enganado; é útil também analisar os responsáveis pela manipulação e as condições que a permitem.

Equivalentes

  • Latim
    Panem et circenses (distração do povo com pão e jogos)
  • Inglês
    Bread and circuses (distracting people with food and entertainment)
  • Espanhol
    Con pan y circo se distrae a la gente

Provérbios