Perdido é quem atrás do perdido anda

Perdido é quem atrás do perdido anda.
 ... Perdido é quem atrás do perdido anda.

Quem segue alguém que está desorientado ou em erro arrisca-se a ficar igualmente em erro ou em prejuízo.

Versão neutra

Quem segue alguém que está perdido também se perde.

Faqs

  • Quando é apropriado usar este provérbio?
    É apropriado quando se quer alertar alguém sobre os riscos de seguir um caminho, conselho ou líder claramente equivocado; funciona como advertência preventiva.
  • É grosseiro dizer isto a alguém?
    Depende do tom e do contexto. Usado como conselho breve pode ser eficaz; dito de forma acusatória pode ofender. Melhor explicar razões concretas quando possível.
  • Significa que nunca se deve seguir quem erra?
    Não necessariamente. O provérbio enfatiza prudência: avaliar a situação e as consequências antes de seguir; em alguns casos seguir quem errou pode ensinar‑nos a não repetir o erro.

Notas de uso

  • Advertência contra seguir cegamente líderes, modas ou comportamentos errados.
  • Usa‑se para responsabilizar quem escolhe acompanhar decisões ou caminhos claramente defeituosos.
  • Aplica‑se em contextos sociais, profissionais, políticos e pessoais.
  • Não implica que quem seguiu não possa corrigir a rota; é sobretudo um aviso preventivo.

Exemplos

  • Na reunião, muitos aplaudiram a proposta sem perceber os riscos — lembrei‑lhes: perdido é quem atrás do perdido anda.
  • Se segues conselhos financeiros de alguém sem experiência, cuidado: perdido é quem atrás do perdido anda.
  • Os jovens foram influenciados por um líder pouco escrupuloso; os pais disseram-lhes que perdido é quem atrás do perdido anda.
  • Numa equipa, se todos aceitarem atalhos éticos, os que os seguem ficam comprometidos — perdido é quem atrás do perdido anda.

Variações Sinónimos

  • Quem segue o perdido acaba perdido.
  • Seguindo o malcaminho, perdes o teu caminho.
  • Quem anda com errados corre o risco de se tornar errado.

Relacionados

  • Diz‑me com quem andas e dir‑te‑ei quem és (relacionado com influência dos companheiros).
  • Quem semeia ventos colhe tempestades (consequências de más escolhas).

Contrapontos

  • Seguir alguém que erra nem sempre leva ao erro: pode servir para identificar um caminho a evitar.
  • Alguém que inicialmente está perdido pode, com orientação apropriada, encontrar o caminho — seguir não implica sempre perda irreversível.
  • Em algumas situações, seguir quem já tentou pode poupar‑nos repetição de erros; o contexto e o juízo importam.

Equivalentes

  • Inglês
    He who follows the lost will become lost.
  • Espanhol
    Quien sigue al perdido, se pierde.
  • Francês
    Perdu est celui qui suit le perdu.
  • Alemão
    Verloren ist, wer dem Verlorenen nachgeht.
  • Italiano
    Perduto è chi segue il perduto.