Quem procura demais, encontra o que não quer

Quem procura demais, encontra o que não quer ... Quem procura demais, encontra o que não quer

Adverte que a investigação ou a curiosidade excessiva pode levar à descoberta de informações indesejadas ou embaraçosas.

Versão neutra

Quem procura em demasia pode acabar por descobrir algo que preferia não saber.

Faqs

  • O que significa este provérbio em poucas palavras?
    Significa que a curiosidade ou a investigação excessiva pode levar à descoberta de algo indesejado ou embaraçoso.
  • Quando é apropriado usar este provérbio?
    Quando se quer avisar alguém para não bisbilhotar, nem investigar assuntos pessoais ou sensíveis sem necessidade, ou para sublinhar riscos de procurar pormenores desnecessários.
  • Este provérbio desencoraja sempre a investigação?
    Não; serve como aviso sobre riscos. Em contextos profissionais (investigação, auditoria, jornalismo) a procura aprofundada pode ser legítima e necessária.
  • Tem conotações culturais ou historial conhecido?
    É um provérbio de tradição oral sem origem documentada clara; expressa uma ideia comum em muitas línguas sobre os perigos da curiosidade excessiva.

Notas de uso

  • Usa-se para advertir alguém que está a investigar ou a vasculhar mais do que é prudente.
  • Registo coloquial e proverbiale — comum em conversas, textos de opinião e advertências familiares.
  • Pode ser dirigido a quem bisbilhota redes sociais, e-mails, documentos antigos ou assuntos pessoais alheios.
  • Não implica que a investigação seja sempre má; sublinha os riscos de procurar pormenores desnecessários.

Exemplos

  • Ao mexer no computador do colega para procurar um ficheiro, Maria encontrou mensagens privadas — quem procura demais, encontra o que não quer.
  • O Henrique quis confirmar o rumor e lá encontrou provas que estragaram a amizade. Às vezes, procurar demais traz mais problemas do que respostas.
  • Antes de publicar, fez uma pesquisa aprofundada e encontrou informações sensíveis; aprendeu que, por vezes, é melhor moderar a curiosidade.

Variações Sinónimos

  • Quem muito procura, acaba por achar
  • Quem muito fuça, encontra o que não quer
  • Quem procura com lupa, acha manchas
  • Curiosidade que excede traz mais mal do que bem

Relacionados

  • Curiosidade matou o gato
  • Mais vale prevenir do que remediar
  • Nem sempre o saber traz vantagem

Contrapontos

  • Em investigação jornalística ou auditorias, procurar a fundo é necessário e socialmente valioso.
  • A diligência e a verificação podem prevenir erros graves; nem toda procura excessiva é imprudente.
  • Em relações profissionais, a transparência e a busca de informação podem impedir riscos futuros (devida diligência).

Equivalentes

  • English
    Curiosity killed the cat (close in sense: curiosity can have harmful consequences)
  • Español
    Quien busca mucho, halla lo que no quiere.
  • Français
    Qui trop cherche trouve ce qu'il n'aurait pas voulu trouver.