Quem sempre olha derradeiro, nunca comete bom feito.

Quem sempre olha derradeiro, nunca comete bom feit ... Quem sempre olha derradeiro, nunca comete bom feito.

Admoesta contra a procrastinação: quem deixa tudo para a última hora dificilmente executa bem uma tarefa.

Versão neutra

Quem deixa tudo para a última hora dificilmente faz um bom trabalho.

Faqs

  • O que significa 'derradeiro' neste provérbio?
    'Derradeiro' aqui significa 'último' ou 'de última hora'. O provérbio critica quem espera até ao fim para agir.
  • Posso usar este provérbio em contexto formal?
    Sim, mas tem um tom um pouco arcaico e moralizador; funciona bem em conselhos, sermões ou advertências profissionais e educativas.
  • É o mesmo que 'Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje'?
    Muito próximo: ambos desaconselham adiar tarefas. A diferença é de nuance: o primeiro é mais directo sobre o prejuízo na qualidade do trabalho.

Notas de uso

  • Registo ligeiramente arcaizante; 'derradeiro' significa 'último' ou 'de última hora'.
  • Usa-se para criticar hábitos de adiar tarefas ou decisões até ao fim.
  • Tom didáctico e crítico — frequentemente dirigido a estudantes, trabalhadores ou pessoas com tendência a procrastinar.
  • Não deve ser usado quando se quer aconselhar cautela ou planeamento cuidadoso, porque o provérbio condena o atraso, não a prudência.

Exemplos

  • O relatório foi feito à pressa na véspera do prazo; como se diz, quem sempre olha derradeiro, nunca comete bom feito — havia muitos erros.
  • Na reunião, lembrámos a equipa do princípio: quem deixa tudo para a última hora dificilmente entrega trabalho de qualidade.
  • Se continuares a deixar as tarefas para o fim, vais comprovar o provérbio e repetir os mesmos erros.

Variações Sinónimos

  • Quem deixa para a última hora, faz mal o que faz.
  • Quem adia sempre, não trabalha bem.
  • Quem tudo remanda para o fim, raramente faz obra correcta.

Relacionados

  • Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.
  • Quem muito hesita, nada alcança.
  • Procrastinação é inimiga da qualidade do trabalho.

Contrapontos

  • A pressa é inimiga da perfeição — lembra que não convém fazer tudo à pressa; o provérbio criticado refere adiamento crónico, não trabalho célere quando necessário.
  • Mais vale tarde do que nunca — sugere que é preferível fazer algo tarde do que não fazer; contrapõe a ideia de que o atraso invalida sempre a qualidade.

Equivalentes

  • inglês
    Those who wait until the last minute rarely do a good job.
  • espanhol
    El que deja todo para última hora, nunca hace bien las cosas.
  • francês
    Qui remet toujours au lendemain ne fait jamais bien son ouvrage.
  • alemão
    Wer alles auf den letzten Drücker macht, liefert selten gute Arbeit.