Comer a gosto, andar à moda.

Comer a gosto, andar à moda.
 ... Comer a gosto, andar à moda.

Desfrutar das preferências pessoais em privado ou quanto ao paladar, mas adaptar a aparência ou comportamento às normas sociais/costumes em público.

Versão neutra

Ter gosto nas coisas que fazemos, mas ajustar a aparência e o comportamento às normas sociais.

Faqs

  • O que significa este provérbio?
    Significa apreciar ou fazer as coisas segundo o gosto pessoal (especialmente no que se refere a comer), mas adaptar a aparência e o comportamento às normas ou expectativas sociais.
  • Quando se usa este provérbio?
    Usa-se em contextos informais para comentar situações em que alguém combina liberdade pessoal (p. ex. na comida) com conformidade em público (p. ex. no vestir ou na etiqueta).
  • É um provérbio ainda relevante hoje?
    Continua útil para descrever tensões entre preferência individual e convenções sociais, embora, em alguns círculos, valorize-se mais a autenticidade do que a conformidade à moda.

Notas de uso

  • Expressa um equilíbrio entre gosto pessoal (ou prazer privado) e conformidade com o que é socialmente esperado.
  • Usa-se frequentemente para justificar que alguém prefira ou coma o que gosta, sem deixar de seguir regras de etiqueta ou moda nos espaços públicos.
  • Registo: informal a neutro; é usado em conversas quotidianas e comentários sobre comportamento social.
  • Pode aplicar-se também fora da área alimentar, referindo-se genericamente a preferências pessoais versus convenções sociais (ex.: gostos pessoais vs. código de vestuário).

Exemplos

  • Na reunião de família, João comeu só o que gosta, mas quando fomos ao jantar formal vestiu-se conforme a ocasião — comer a gosto, andar à moda.
  • Ela prefere comidas simples em casa; na cidade veste-se sempre de acordo com a moda do trabalho. Em bom português, comer a gosto, andar à moda.
  • Quando viajamos, cada um come o que lhe apetece, mas ao jantar no restaurante todos nos vestimos a rigor — é o lema: comer a gosto, andar à moda.

Variações Sinónimos

  • Comer à vontade, andar à moda
  • Comer a gosto, vestir à moda
  • Cada um com seu gosto (sentido parcial)
  • Para gostos, as cores (relacionado ao gosto pessoal)

Relacionados

  • Cada um com seu gosto
  • Para gostos, as cores
  • Quando em Roma, faz como os romanos (tema da conformidade social)

Contrapontos

  • Valorizar a autenticidade pessoal: é preferível ser genuíno e expressar o próprio estilo do que conformar-se sempre à moda.
  • Crítica ao conformismo: seguir a moda apenas por aparência pode ser visto como superficial; o provérbio pressupõe uma separação entre prazer pessoal e aparência externa que nem sempre é desejável.

Equivalentes

  • inglês
    When in Rome, do as the Romans do (para o aspecto de conformidade social); To each their own (para a ideia de gosto pessoal).
  • espanhol
    Donde fueres, haz lo que vieres (conformidade social); Para gustos, los colores (gosto pessoal).