Lugar de pesado é no chão

Lugar de pesado é no chão ... Lugar de pesado é no chão

Advertência prática: objectos ou cargas pesadas devem ficar junto ao chão por segurança; usado também metaforicamente para dizer que encargos ou problemas não devem ser enaltecidos nem colocados em locais frágeis.

Versão neutra

O que é pesado deve ficar no chão.

Faqs

  • O que significa este provérbio literalmente?
    Literalmente aconselha a colocar objectos pesados junto ao chão para reduzir risco de queda, facilitar o manuseio e proteger estruturas e pessoas.
  • Quando posso usar este provérbio de forma figurada?
    Quando se quer recomendar moderação, prudência ou recusar assumir encargos excessivos; por exemplo, ao aconselhar alguém a não aceitar responsabilidades para as quais não tem condições.
  • É um conselho de segurança válido no trabalho?
    Sim. Em termos de ergonomia e segurança, guardar objectos pesados a níveis baixos e usar equipamento adequado reduz lesões. Contudo, devem seguir‑se normas técnicas quando necessário.
  • Existem situações em que não se aplica?
    Sim. Em operações industriais com equipamento apropriado, ou quando a logística exige armazenamento em altura com segurança, o conselho literal pode não ser aplicável.

Notas de uso

  • Usa‑se de forma literal para recomendar a armazenagem ou transporte seguro de objectos pesados (evitar prateleiras altas, empilhamento instável).
  • Usa‑se metaforicamente para aconselhar humildade, não sobrecarregar os outros ou não elevar responsabilidades para situações instáveis.
  • Aplica‑se em contextos de segurança no trabalho, organização doméstica e conselhos práticos sobre ergonomia.
  • Não é uma regra absoluta: há circunstâncias técnicas em que equipamentos pesados são fixados a estruturas apropriadas acima do solo.

Exemplos

  • Ao arrumar as caixas na garagem, ponha as mais pesadas em baixo — lugar de pesado é no chão, para evitar acidentes.
  • Quando te oferecem projectos que não podes gerir, lembra‑te: lugar de pesado é no chão — não leves sobre ti tudo o que pesa aos outros.
  • No armazém, os formadores explicaram que, por segurança, o material pesado vai sempre para o nível mais baixo das estantes.

Variações Sinónimos

  • Lugar de pesado é no solo
  • O pesado vai para baixo
  • O que pesa, fica no chão
  • Peso ao chão

Relacionados

  • Cada coisa no seu lugar
  • Mais vale prevenir do que remediar
  • Pés bem assentes na terra

Contrapontos

  • Equipamentos muito pesados podem ser fixados em estruturas superiores quando o projecto e a engenharia o exigem (ex.: pontes rolantes, plataformas fixas).
  • Metaforicamente, às vezes é necessário assumir encargos difíceis em vez de os deixar para trás — não deve servir de desculpa para evitar responsabilidades legítimas.
  • Em espaços reduzidos, colocar algo pesado no chão pode impedir acessos ou criar outros riscos; a solução depende da avaliação do contexto.

Equivalentes

  • inglês
    Heavy things belong on the floor.
  • espanhol
    Lugar de lo pesado es en el suelo.
  • alemão
    Schwere Sachen gehören auf den Boden.

Provérbios