Quem come a carne que roa também os ossos

Quem come a carne que roa também os ossos. 
 ... Quem come a carne que roa também os ossos.

Quem usufrui de um benefício deve também aceitar os encargos ou consequências que o acompanham.

Versão neutra

Quem recebe um benefício deve aceitar também os encargos correspondentes.

Faqs

  • Quando é apropriado usar este provérbio?
    Quando se quer sublinhar que um benefício implica responsabilidades ou custos correspondentes, por exemplo ao aceitar um cargo, um prémio ou vantagens contratuais.
  • Este provérbio justifica exploração ou exigência excessiva?
    Não necessariamente. Serve para lembrar equilíbrio entre benefícios e encargos, mas deve ser usado com cuidado para não legitimar práticas injustas ou abusivas.
  • Qual o registo do provérbio?
    Registo informal a neutro; adequado para conversas correntes, artigos de opinião e advertências práticas, menos indicado em linguagem formal jurídica sem contextualização.

Notas de uso

  • Empregado para lembrar que vantagens implicam responsabilidades ou custos.
  • Usado tanto em contexto pessoal (família, amizades) como profissional (trabalho, negócios).
  • Tom cauteloso: pode ser interpretado como justificação de medidas duras — evitar em situações de exploração clara.
  • Registo informal a neutro; apropriado em conversas correntes, textos opinativos e advertências práticas.

Exemplos

  • Se aceitas o prémio de projeto, tens de assumir também a responsabilidade pela implementação — quem come a carne que roa também os ossos.
  • A empresa ofereceu um aumento, mas isso implicou horários extra; no fundo, quem come a carne que roa também os ossos.

Variações Sinónimos

  • Quem come a carne, que roe os ossos.
  • Quem usufrui do proveito deve suportar o encargo.
  • Não se pode ter só o melhor sem pagar o preço.

Relacionados

  • Não há almoços grátis.
  • Quem tudo quer, tudo perde.

Contrapontos

  • Existem ofertas ou benefícios legítimos sem custos adicionais para o recebedor.
  • Nem sempre é justo exigir encargos proporcionais a quem recebe ajuda (exceções por solidariedade ou compaixão).

Equivalentes

  • inglês
    There ain't no such thing as a free lunch. / You can't have your cake and eat it too.
  • espanhol
    No hay almuerzo gratis. / No se puede tener todo.

Provérbios