Quem má cama faz, nela jaz.

Quem má cama faz, nela jaz. 
 ... Quem má cama faz, nela jaz.

Quem provoca ou escolhe um mau resultado deve sofrer as consequências dessa escolha.

Versão neutra

Quem toma uma má decisão deve aceitar as consequências dessa decisão.

Faqs

  • O que significa exactamente este provérbio?
    Significa que quem provoca uma situação negativa — por ação ou decisão própria — deve aceitar as consequências dessa situação.
  • Quando é apropriado usar este provérbio?
    É adequado para advertências ou comentários sobre responsabilidades pessoais, sobretudo quando a consequência é previsível e evitável. Deve evitar‑se em situações de sofrimento involuntário ou onde há desigualdade de poder.
  • Tem origem histórica conhecida?
    Não existe uma origem documentada única; trata‑se de um provérbio popular com paralelos em várias línguas europeias, provavelmente transmitido desde a Idade Média.
  • É um provérbio ofensivo?
    Por si só não é ofensivo, mas pode ser percebido como acusatório se dirigido a alguém numa situação vulnerável. Usar com cuidado e consideração do contexto.

Notas de uso

  • Usado para advertir ou responsabilizar alguém por escolhas ou ações próprias.
  • Geralmente tem tom moralizante ou admonitório; pode soar duro se aplicado diretamente a situações sensíveis.
  • Aplicável em contextos pessoais, profissionais e legais, quando as consequências resultam de decisões evitáveis.
  • Não se deve usar para justificar injustiças sistémicas ou quando factores externos foram determinantes.

Exemplos

  • Ignoraste os avisos sobre as fugas de água e agora tens de pagar a reparação: quem má cama faz, nela jaz.
  • Ela aceitou um trabalho ilegal por dinheiro fácil e foi despedida com justa causa — fez a cama e nela jaz.
  • Se não estudaste para o exame e chumbaram-te, lembra-te: quem má cama faz, nela jaz.

Variações Sinónimos

  • Quem faz a cama, nela se deita.
  • Quem fez a cama, nela se deita.
  • Quem cria o problema, sofre as consequências.
  • Você fez a sua cama; agora deite-se nela.

Relacionados

  • Colhe-se o que se semeia.
  • Quem semeia ventos, colhe tempestades.
  • Cada um é responsável pelas suas ações.

Contrapontos

  • Errar é humano; perdoar é divino (sugere misericórdia e segunda oportunidade).
  • Nem sempre quem erra sofre as consequências — há injustiças e fatores externos.
  • Quem não arrisca não petisca (valoriza a iniciativa apesar do risco).

Equivalentes

  • Inglês
    You made your bed, now lie in it.
  • Alemão
    Wie man sich bettet, so liegt man.
  • Espanhol
    Quien hace su cama, que se acueste en ella.
  • Francês
    On récolte ce que l'on sème.