Quem pesca um peixe, pescador é.

Quem pesca um peixe, pescador é.
 ... Quem pesca um peixe, pescador é.

Uma única ação bem‑sucedida é usada para considerar alguém como tendo a profissão, a capacidade ou o estatuto correspondente.

Versão neutra

Quem pesca um peixe é considerado pescador.

Faqs

  • Quando se usa este provérbio?
    Usa‑se para apontar que uma pessoa obteve um reconhecimento ou rótulo devido a um sucesso concreto, ou para ironizar quando alguém assume um estatuto com base num único feito.
  • É um elogio ou uma crítica?
    Depende do contexto: pode ser elogioso (reconhecimento legítimo) ou crítico/irónico (sinalizando pretensão ou insuficiência de evidências).
  • Significa que um único ato prova competência permanente?
    Não necessariamente; o provérbio refere‑se sobretudo ao rótulo social atribuído após um êxito, mas não garante competência contínua ou experiência consolidada.

Notas de uso

  • Usa‑se para justificar que alguém tem direito a um título ou reconhecimento por ter tido um êxito concreto.
  • Pode ter tom elogioso (reconhecimento) ou irónico/critico (acusando de pretensão após um único sucesso).
  • Nem sempre indica domínio estável da actividade — é mais acerca de rótulo imediato do que de competência consolidada.
  • Confronta‑se com provérbios que defendem cautela diante de um único exemplo (ver contrapontos).

Exemplos

  • Depois de ter ganho o torneio de xadrez uma vez, disseram‑lhe: «Quem pesca um peixe, pescador é» — e começaram a convidá‑lo para equipas.
  • Quando estreou no negócio com um contrato importante, alguns colegas usaram o provérbio de modo irónico: «Quem pesca um peixe, pescador é», para lembrar que um sucesso não prova tudo.

Variações Sinónimos

  • Quem apanha um peixe, pescador é.
  • Quem pesca um peixe, já é pescador.
  • Quem pesca um peixe torna‑se pescador (no dizer popular).

Relacionados

  • A prática leva à perfeição
  • Feito é melhor que perfeito
  • Quem semeia, colhe

Contrapontos

  • Uma andorinha não faz a primavera (um único exemplo não é prova de tendência).
  • Uma vez não faz hábito (não se pode generalizar a partir de um acto isolado).
  • Não se prova competência por um único acto — exige‑se consistência.

Equivalentes

  • es
    El que pesca un pez, pescador es.
  • en
    He who catches a fish is a fisherman.
  • fr
    Qui pêche un poisson est pêcheur.
  • it
    Chi pesca un pesce è pescatore.

Provérbios