Só se sabe o que é saúde, quando se está doente.
Expressa que muitas pessoas só reconhecem e valorizam a importância da saúde quando ficam doentes ou a perdem.
Versão neutra
Só se valoriza a saúde quando se perde.
Faqs
- O que quer dizer este provérbio em poucas palavras?
Significa que a saúde tende a ser subvalorizada até ao momento em que se perde; a doença torna evidente a sua importância. - Em que situações é apropriado usar este provérbio?
É apropriado em conversas sobre cuidados pessoais, após um episódio de doença ou em campanhas que pretendam chamar a atenção para a prevenção e a valorização da saúde. - Há algum problema em usar este provérbio para convencer alguém a cuidar da saúde?
Pode ser útil para sensibilizar, mas por si só pode promover uma atitude reativa. É mais eficaz combiná‑lo com mensagens práticas de prevenção e apoio a mudanças de comportamento.
Notas de uso
- Usa‑se para sublinhar a tendência humana de só dar valor a algo quando já não o temos.
- Empregado muitas vezes em contextos familiares, de saúde pública e aconselhamento para justificar cuidados ou mudanças de hábitos.
- Registo proverbiale e informal; compreendido em diferentes variantes linguísticas dentro do mundo lusófono.
Exemplos
- Depois da operação, o José repetia que finalmente entendia o provérbio: só se sabe o que é saúde quando se está doente.
- A longa convalescença levou a Maria a mudar de vida: passou a dormir mais e a fazer exercício, convencida de que só se valoriza a saúde quando se perde.
- Nas campanhas de vacinação geralmente se recorda esta ideia para incentivar a prevenção: não deixe para depois, a saúde é fácil de subestimar até faltar.
Variações Sinónimos
- Só se valoriza a saúde quando a perdemos.
- Não se conhece o valor da saúde senão quando se fica doente.
- Só damos valor à saúde quando ela nos falta.
Relacionados
- Mais vale prevenir do que remediar.
- Só damos valor ao que temos quando o perdemos.
- A saúde não tem preço.
Contrapontos
- Promover apenas este provérbio pode incentivar atitudes reativas em vez de preventivas; é preferível combinar com mensagens de prevenção.
- Há quem valorize e cuide da saúde de forma proativa, por hábito ou por educação, sem precisar de adoecer para reconhecer esse valor.
- A ideia pode ser vista como simplista quando aplicada a pessoas crónicas que convivem com a doença sem deixar de valorizar a saúde.
Equivalentes
- inglês
You don't know what health is until you lose it. - espanhol
No sabes lo que es la salud hasta que te enfermas. - francês
On ne sait ce qu'est la santé que lorsqu'on est malade.