Ao que não é leal no pouco não confies o muito.

Ao que não é leal no pouco não confies o muito. ... Ao que não é leal no pouco não confies o muito.

Não se deve confiar responsabilidades maiores a quem não cumpre ou não é honesto nas menores.

Versão neutra

Não confies responsabilidades maiores a quem não cumpre ou não é leal nas pequenas.

Faqs

  • Quando devo aplicar este provérbio?
    Ao avaliar se alguém merece maior responsabilidade ou confiança; especialmente útil para decisões de delegação, nomeações e atribuição de recursos.
  • Pode ser usado como regra absoluta?
    Não. É um princípio prático, mas deve ser complementado com avaliação das circunstâncias, potencial de melhoria e evidências específicas.
  • Que sinais concretos procurar nas 'pequenas' tarefas?
    Pontualidade, cumprimento de instruções, honestidade, cuidado com recursos e consistência no desempenho.

Notas de uso

  • Emprega‑se para justificar cautela ao delegar responsabilidades ou recursos significativos.
  • Serve como critério prático: o comportamento em tarefas pequenas é indicador do comportamento em tarefas maiores.
  • Não é uma regra infalível — deve ser complementado com avaliação contextual e oportunidade de mudança.
  • É útil em contexto profissional, financeiro e em relações pessoais, quando se decide confiar ou investir.

Exemplos

  • O chefe recusou-lhe a gestão do novo projeto porque, nos trabalhos menores, já tinha falhado prazos; ao que não é leal no pouco não confies o muito.
  • Maria não lhe deixou a chave da loja: sabia que, se não atendia os clientes em tarefas simples, não podia confiar‑lhe o turno inteiro.
  • Ao escolher um tesoureiro para a associação, optámos por alguém que já mostrou rigor nas pequenas contas — não confias no muito a quem falha no pouco.

Variações Sinónimos

  • Quem não é fiel no pouco também não será no muito.
  • Não confies ao muito quem falha no pouco.
  • Quem erra nas pequenas coisas não merece as grandes responsabilidades.

Relacionados

  • Fiel no pouco, fiel no muito (variação condensada)
  • A confiança ganha‑se com actos pequenos (idéia complementar)
  • Não ponhas tudo nas mãos de quem não prova confiança

Contrapontos

  • Comportamento passado em tarefas pequenas nem sempre prevê desempenho se as circunstâncias mudarem (formação, supervisão, incentivos).
  • Aplicar o provérbio sem permitir oportunidades de crescimento pode ser injusto e bloquear desenvolvimento.
  • Em algumas funções, competência para grandes responsabilidades não se mede por pequenas obrigações — o contexto e as competências específicas contam.

Equivalentes

  • inglês
    He who is not faithful in little will not be faithful in much.
  • espanhol
    A quien no es fiel en lo poco, tampoco lo será en lo mucho.

Provérbios